Como conservar estofados?

6093302694_d13aa2142fNão é apenas de chão limpo e encerado, janelas impecáveis e móveis sem poeira que se faz uma boa faxina. No roteiro de limpeza da casa, móveis como sofá e poltronas não podem ser esquecidos. É aí que entra em cena o aspirador. Se você ainda não tem um, quando for comprar, escolha um que aspire tanto pó quanto líquido. Geralmente os aspiradores vêm equipados com bocais específicos para limpeza de estofados e cortinas, os quais facilitam bastante a faxina – ainda mais naqueles dias em que a criançada derruba migalhas pelo sofá e mancha a poltronas com sorvete. Para migalhas, o bocal para frestas é perfeito para aspirar os cantinhos do sofá e embaixo das almofadas.

Além do aspirador, há truques para remover manchas de estofados e aumentar a vida útil do seu móvel. Veja só as dicas:

  • Manchas de batom: Um bom truque para remover manchas de batom em sofá, cadeira ou poltrona de tecido é usar papel toalha de cozinha para absorver o excesso de batom, para depois limpar a mancha com acetona embebida numa folha de papel toalha limpo. Para remoção total da mancha, logo depois de usar a acetona sobre o tecido, esfregue levemente uma esponja de louça, usando a parte macia, junto com um pouco de detergente neutro, até a mancha desaparecer.
  • Tinta de caneta: Mancha de caneta nos estofados é a coisa mais comum de acontecer se você tem crianças em casa – e é uma das manchas mais difíceis de remover. Para se livrar dela, só lançando mão do álcool e da glicerina. Num recipiente, misture duas colheres (sobremesa) de álcool com uma colher de glicerina. No final, use um papel toalha embebido em acetona para não deixar nenhum vestígio da sujeira. Essa técnica funciona melhor em estofados de couro ecológico, e quando usada logo depois do móvel ter sido riscado pela tinta da caneta.
  • Manchas de óleo e gordura no tecido: Caiu óleo ou gordura no sofá? Use o papel toalha de cozinha para absorver o excesso, e logo depois aplique talco de bebê na mancha, deixando agir por cinco minutos. O talco serve para absorver o óleo do tecido, fazendo com que fique mais fácil a remoção da sujeira com uma escovinha de cerdas macias. Finalize a limpeza com um pano em água morna.

Como limpar couro natural e ecológico: Espuma de sabão de coco e uma esponja de lavar louças dão conta da limpeza. É importante remover todo o vestígio de sabão e secar bem a área do estofado com um pano seco após limpar. Há também opções de produtos especiais para limpar couro, vendidos em lojas de decoração.

Outra dica importante é hidratar o couro com creme hidratante de pele, para evitar rachaduras. Os acessórios também precisam de limpeza e cuidados. Braços de cadeira em madeira e detalhes metálicos de sofás e poltronas também precisam de atenção especial. Nos acessórios metálicos, aplique cera automotiva, polindo com um pano seco. Cadeiras e sofás com rodízios: passe o aspirador para retirar as sujeiras que ficam dentro das rodinhas, travando seu mecanismo. Já os detalhes em madeira têm uma vida útil maior se forem encerados com cera para móveis.

Fonte: http://www.consul.com.br em 29 de agosto