Criando ambientes convidativos

 

14-08-11 Chaise


Quartos, salas, escritórios e hall recebem facilmente móveis como o récamier, a chaise longue e o divã. A arquiteta Lilian Fajardo explica que a chaise longue funciona como uma cadeira de descanso, que tem encosto e braços alongados. “Embora muitas pessoas associem a imagem de uma chaise longue com um sofá que tenha a extremidade mais comprida, podendo até ser retrátil, este é um conceito mais moderno e adaptado”, conta.

Em relação ao divã, a arquiteta diz que ele tem um dos lados mais elevado, de modo que o usuário possa ficar com a cabeça mais alta. “O conceito mais clássico e usual de divã está associado à obra do arquiteto Le Corbusier, sendo uma inspiração para qualquer ambiente pela sua importância na história do design e por sua atemporalidade”, ressalta.

Atualmente, essas mobílias proporcionam elegância aos ambientes. “Além de complementar e dar um toque todo especial à decoração, é um ótimo suporte para os momentos de leitura e descanso”, destaca a decoradora Maria Cristina Bahia.

Todos esses tipos de cadeiras retornam como tendências para a decoração atual, resgatando um sentimento de nostalgia. A diferença, contudo, é que nos dias atuais os designers estão deixando-as com um desenho mais contemporâneo e leve. “Uma boa história vai com a gente para qualquer lugar, é feita para ser contada, lida, relida, vista, repaginada. Acredito que o sofá seja uma das peças mais expressivas e significativas do design mundial. Sobreviveu a todas as revoluções modernas e veio dos palácios para dentro das nossas casas. Os estofados retratam a evolução do homem em busca de conforto”, completa Lilian Fajardo.

Fonte: O Tempo